Nossa História
Conheça a História do Sayão FC
Quem frequenta o clube hoje, talvez não se lembra de que foi fundado por funcionários da Clínica Psiquiátrica Antônio Luiz Sayão e por moradores do Jardim Nova Araras. Muito menos que por quase 10 anos não tinha uma sede própria. Havia apenas a instituição Sayão Futebol Clube, nome dado a um time de futebol amador, que disputava torneios e mandava seus jogos no campo que ficava dentro da clínica.
Em 7 de janeiro de 1963, reunião no prédio do então Sanatório Antônio Luiz Sayão, nascia o clube de futebol que tinha por objetivo “representar condignamente o populoso bairro Jardim Nova Araras”. O primeiro presidente, João Assis Sobrinho, que ocupou o cargo de forma provisória, pediu que os presentes opinassem a respeito do novo time, que foi aprovado por unanimidade. Emerson Mercatelli, eleito no mesmo dia vice-presidente, sugeriu o nome que carrega até hoje, não apenas como homenagem ao hospital psiquiátrico, mas pela instituição possuir “magnífica praça de esporte que poderia ser cedida ao novo clube para nela praticar o futebol”.
Segundo o ex-presidente (mandato até dezembro de 2013) e ainda funcionário de longa data da clínica, Gilberto Carminatti, o terreno para construção da sede do clube só foi adquirido em 1972. “Parte do dinheiro foi arrecadado com as vendas no bazar da clínica e o restante era de colaboração dos funcionários de lá, com descontos na folha de pagamento”, recorda.
Em meados de 1975 foi inaugurado o antigo salão social. Desde aquela época, o Sayão já era “o clube dos grandes eventos”, trazendo bandas de sucesso, como Fórmula Som, Os Incríveis e Placa Luminosa.
Ainda na década de 1970, o crescimento do clube era cada vez mais visível, e o Conjunto Aquático foi inaugurado por volta de 1978. Foi o "pontapé" inicial para o Sayão se transformar em um dos maiores clubes sociais da região. Nessa época, começou a expandir o número de associados com a venda de títulos através de carnês. Só depois foi construído o salão de jogos, que passou por várias ampliações.
Hoje em dia o Sayão conta com mais de 10 mil sócios, e uma estrutura sólida que garante todo o lazer, esporte e vivência em sociedade nesta grande família sayonense.